sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Um pouco de Caraá...

     O município de Caraá originou-se de Santo Antônio da Patrulha, sendo emancipado e decretado em 1995. O município foi instalado em 1º de janeiro de 1997.
     Caraá possui área territorial de 292,5 km2 e fica situado na Região Litoral Norte do Rio Grande do Sul a 90 km distante de Porto Alegre. Faz limites com os municípios de Maquiné, Osório, Riozinho e Santo Antônio da Patrulha.
     O nome Caraá originou-se devido a existencia de um produto que servia de materia-prima para artesanato usado pelos indígenas, esse produto  era uma planta de nome caraá (taquara fina utilizada para ornamentação).
     Os primeiros habitantes foram os indígenas e mais tarde vieram os luso-açorianos, a colonização começou com a chegada dos imigrantes, principalmente italianos que aqui se estabeleceram.
     A economia do município é baseada praticamente na agricultura, onde a produção primária é a de cana-de-açúcar, típica da região e consequentemente a fabricação artesanal de açúcar mascavo, melado e cachaça, também há os produtos hortigranjeiros como: repolho, beterraba, tomate entre outros. Lavouras de pequeno porte de feijão, milho, arroz, fumo, aipim e batata-doce, assim como pequenas lavouras de subsistência e criação de suínos e gado bovino, completando assim a economia do município.  
     A composição étnica da população caraense é formada por uma mescla de várias raças como: alemães, portugueses, poloneses e grande maioria italianos.
     Caraá conta com o Rio dos Sinos e o Rio Caraá (principais rios do município) e é agraciado com a nascente do Rio dos Sinos, com fortes quedas d'água de mais de 120 metros e mata ciliar.
     A região é interiorana e modesta e apresenta uma ótima receptividade aos turistas, a população é acolhedora, solidária, humilde e conservadora da cultura e costumes de seus antepassados, valorizando o folclore, artesanatos, os "causos", a relegião, gastronomia e principalmente privando pela conservação ambiental e proteção do meio rural.
     Além de ser beneficiado pelos rios que proporcionam ótimos lugares para banhos no verão, o município também conta com belas paisagens, relevos, morros, cascatas localizadas em área de proteção ambiental, propriedades ecológicas, camping com quadras esportivas, rodas d'água, pontes pênsil, reserva indígena, pousada à beira do Rio dos Sinos, locais para descanso, salão de jogos, comida caseira, campos esportivos e também turismo religioso com a festa anual da Romaria em Louvor à Nossa Senhora das Lágrimas com o Santuário com réplica da pintura da Madonna Delle Lacrime, da Itália, considerada a nível estadual, onde ocorre a peregrinação de fiéis, com a realização de itinerários e percursos de cunho religioso.
     Aqui estão algumas imagens dos principais pontos turísticos e algumas belezas do município de Caraá:


 





Um comentário:

  1. Claudine, ótimo trabalho! Contudo, senti um pouco a falta do 'teu mundo' no teu trabalho. Entendes? Descreveste, de forma muito competente, o município de Caraá, porém, e a tua comunidade?

    Grande abraço, Camilo

    ResponderExcluir